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Mercado cervejeiro – O quanto ele movimenta a logística no Brasil

O mercado cervejeiro é um dos que mais movimentam a economia no Brasil.

Segundo dados da Euromonitor International para o Sindicato das Indústrias de Cerveja (SINDICERV), o Brasil é o terceiro maior produtor e consumidor da bebida em todo o mundo.

O país fica atrás somente da China e Estados Unidos, e chega ao total de 15,4 bilhões de litros consumidos.

Para ilustrar o impacto do mercado em nosso país, a cadeia produtiva da cerveja representa 2% do PIB do Brasil.

Todo o processo de produção da bebida inclui uma série de fatores, que vão da produção, distribuição, marketing, entre outros setores.

Portanto, pensar sobre a logística desse mercado no Brasil é igualmente importante.

Neste blog, desdobraremos sobre os dados e como o processo de logística da distribuição da bebida é feita no Brasil.

Como funciona a logística do mercado cervejeiro no Brasil?

Existem diferentes agentes que realizam o transporte da cerveja no Brasil. A própria empresa ou uma frota terceirizada pode transportar a bebida.

Por exemplo, no Brasil, a cerveja é principalmente transportada por estradas, embora trens e barcos também sejam utilizados.

Nas estradas, diferentes caminhões são empregados, com destaque para as carretas de guarda baixa.

Um modelo especial de caminhão, chamado de siders/sider asa delta, é usado especificamente para transportar bebidas.

Dessa forma, quando o produto parte diretamente da sua fábrica para o mercado, ela passará por apenas um meio de transporte.

Em suma, esse processo ocorre, na maioria das vezes, entre as microcervejarias, que realizam a distribuição, normalmente, em sua região de produção.

Analisando mais detalhadamente a questão logística, na prática de mercado, as empresas ou seus parceiros realizam integralmente esse processo.

Nesse sentido, o produto passará pela armazenagem, gestão de estoque, transporte de insumos e produtos que entram e saem.

Entretanto, para as cervejarias, há a possibilidade da parceria com parceiros logísticos, seja com uma transportadora ou distribuidora, diferenciando assim o modelo logístico de um para o outro.

A importação no mercado cervejeiro

Definitivamente, a importação nesse mercado tem um grande impacto na economia do nosso país.

Assim, a logística envolvida nesse processo revela alguns dados bastante interessantes que merecem ser observados.

A começar pela importação de insumos para a produção de cerveja, em especial, na importação do malte, um dos principais componentes da bebida.

De janeiro a junho de 2023, a importação desse insumo movimentou cerca de 323 milhões de dólares.

Com relação aos países de aquisição, a Argentina configura o primeiro lugar representando um total de 24,9% das importações.

Alemanha, Uruguai e França configuram as demais posições de importadores do insumo para o Brasil.

Com relação aos modais de transporte, o meio mais utilizado é o marítimo, atingindo um total de 98.43% dos registros de importação.

É interessante observar o processo logístico de importação e o processo interno de distribuição no Brasil.

De maneira idêntica, o transporte aéreo não configura em nenhum dos dois casos, representando números ínfimos se comparados ao modal de importação e o processo de transporte interno.

Da mesma forma que analisamos a importação de malte, o lúpulo também é um dos principais componentes da produção da cerveja, que vem da importação de outros países.

O insumo representa cerca de 20 milhões de dólares em importação, totalizando 984 toneladas.

Os Estados Unidos representam o nosso maior importador, com 45% das demandas totais.

Dessa forma, o principal modal de transporte para essas importações é o meio marítimo, alcançando 98.93% das transações.

Em contrapartida, o transporte aéreo aparece nesse modal com 1,07% das transações.

Dados gerais da importação de cerveja

Continuando no mesmo modelo, mas dessa vez, analisando a importação do produto final, a importação da bebida registrou um valor FOB de mais de 3,3 milhões de dólares em registros.

Com relação ao país de origem, a Alemanha configura a primeira colocação, alcançando 17.65% das importações. Em seguida se encontram a Bélgica, o Reino Unido e o México.

Em seguida, com relação aos modais, o transporte marítimo, mais uma vez, configura a primeira colocação com 65.52% do transporte.

Já o transporte rodoviário alcança 34.48% das transações.

A exportação no mercado cervejeiro no Brasil

Segundo informações do Governo Federal com relação à exportação do produto no Brasil, houve uma pequena queda nas exportações de cerveja no país em 2022 em comparação a 2021.

No último ano, exportamos 200.588.542 kg do produto, representando uma redução de 16,8%. Isso afetou também o valor total das exportações, que em 2022 foi de US$ 120.047.504, uma redução de 8,7% em relação ao ano anterior.

Apesar dessa redução, o valor da cerveja exportada aumentou em 9,1%, subindo de 0,55 US$/Kg para 0,60 US$/Kg em 2022.

Além disso, o mercado brasileiro de exportação de cerveja se expandiu, alcançando 79 países em 2022, igualando o recorde de 2020.

A maior parte das exportações de cerveja brasileira continua sendo para a América do Sul, representando 98,4% das vendas.

O Paraguai é o principal destino, seguido por Bolívia, Argentina, Uruguai e Chile.

Conclusão

O mercado cervejeiro do Brasil, como podemos constatar, tem um papel importante na movimentação econômica.

A logística por trás desse mercado é bem relevante. Os processos de transporte, distribuição, importação e exportação apresentam valores altos e notáveis, merecendo uma observação atenta.

Com o mercado cada vez mais em expansão, e com países e marcas estrangeiras cada vez mais interessados em nosso produto, a logística por trás desse setor deverá ser cada vez mais aprimorada.

Ao passo que isso ocorre, deve-se pensar em empresas que oferecem o serviço de logística integrada.

Para isso, a Vixen Logistics se mostra como uma das melhores operadoras do mercado, com serviços que contemplam o comércio exterior e logística internacional.

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